top of page

perfil das personagens

175-0_edited.jpg

ARUÃ

Protagonista da nossa fanfic, Aruã (interpretado por Aldo Teixeira) é um personagem central de Barravento. Admirado pelos habitantes da vila devido a um contexto ritualístico e religioso e se estabelecendo como um ícone inquestionável, o pescador protagoniza ações que levam a aldeia a acreditar numa imagem “protegida” e invariavelmente inspira seus companheiros de várias maneiras. Por outro lado, Aruã nunca se enxerga como o “santo” que todos apregoam, sentindo medo, desconfiança e hesitação em diversos momentos cruciais de sua jornada. Em nossa história, consideramos e enfatizamos o seu perfil como um líder inspirador, bem como o compreendemos como alguém capaz de mediar os diferentes choques de visões de mundo entre Firmino x Mestre.

4ph6Kr8iu2LravoTU6tEf1nLMai.jpg

FIRMINO

Interpretado por Antonio Pitanga, Firmino é o protagonista do longa, um antigo morador da comunidade que ao retornar da cidade para sua vila de origem, altera o panorama local e coloca em xeque as crenças religiosas que dominam a organização social e simbólica do local. Desde sua chegada, Firmino mostra-se indignado com a exploração do trabalho pelo proprietário da rede de pesca, que se apropria de parte do peixe pescado. Ao longo do filme, corta a rede e organiza algumas tentativas de provar seu ponto para a comunidade utilizando métodos extremos e tensos.. Firmino pode ser encaixado, de certo modo, dentro do arquétipo do anti-herói.

barravento-4127501e-a91f-4db1-a8df-2829e

MESTRE

Interpretado por Lídio Silva, Mestre exerce uma função de liderança dentro da comunidade de Buraquinho. Tem forte crença e ligação com candomblé, prefere deixar sua sorte sob os desígnios de Iemanjá, orixá cultuado pelo terreiro da aldeia. Enquanto Firmino representa as tensões entre um projeto político emancipador, Mestre simboliza as estruturas religiosas que servem à dominação social das comunidades populares. De um lado, há o discurso militante, que aponta as causas da miséria na propriedade dos meios de produção, a rede de pesca. De outro, o respeito aos poderes sobrenaturais e ao pacto entre homens e deuses de origem afro-brasileira, como fundamentos da prosperidade. A tensão ideológica e cosmológica entre Firmino X Mestre foi ingrediente essencial para a construção da nossa sequência não-oficial de Barravento.

bottom of page